Chorar muito significa depressão?



Há uma grande diferença entre ficar muito triste e entrar em depressão.

Atualmente, a dor e a tristeza são encaradas como sentimentos que não deveriam ser vividos, o que é uma grande distorção. Quando algo triste acontece, ficar abalado é uma reação absolutamente saudável e esperada.


Cada um vive este impacto de um modo próprio, assumindo as mais diferentes formas. Alguns ficam revoltados, outros silenciam, outros ainda mergulham no trabalho ou em outra ocupação... E há os que choram muito. É difícil definir o quanto é saudável se sofrer por algo. Cada um vive a dor em uma intensidade própria.



Como saber então o limite entre uma grande tristeza e a depressão?


Apesar dessa fronteira não ser muito clara, podemos pensar alguns fatores que levam ao diagnóstico da depressão:



-A pessoa que sofre acha que a sua dor é exagerada em relação ao que aconteceu;

-A tristeza é sem motivo aparente e não passa;

-Situações muito impeditivas, como não conseguir sair da cama ou de casa;

-Qualquer coisa que saia do planejado se tornar um grande problema;

-Irritação excessiva;

-Distúrbios do sono (dormir demais ou insônia).



Em caso de suspeita de depressão, ou mesmo para o caso de um sofrimento muito grande, o melhor encaminhamento é uma combinação de psicoterapia e psiquiatria. A psiquiatria trabalha a parte medicamentosa e a psicologia auxilia na compreensão e elaboração da problemática vivida.Para o tratamento, os remédios naturais, na grande maioria das vezes, são insuficientes no tratamento. O melhor caminho são os medicamentos tradicionais, necessários para criar condições para que a pessoa enfrente o processo psicoterapêutico.


Mas, uma coisa não se deve esquecer: ninguém TEM depressão. A depressão é um estado temporário. É uma doença que não se pega, não é um vírus. Portanto, é totalmente tratável!

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso me ajudou muito pois tenho todos esses fatores com exessao de nao conseguir sair da cama.. Vou procurar um psiqiiatra! muito obrg mesmo!