Conquiste uma pele de pêssego


Dez entre dez mulheres gostariam de ter uma pele linda, lisinha, sem marcas e manchas e sem nenhuma espinha. Para podemos ter uma pele que parece um pêssego, basta cuidado e investimento.

Diversos fatores afetam a saúde e a aparência da pele. Ela é o nosso maior órgão e sofre com inúmeros fatores internos, como flutuações hormonais, alimentação, ingestão de água e estresse, além dos externos, como umidade, sol, vento, poluição, atrito, temperatura do meio ambiente e da água do chuveiro e a água do mar.
O primeiro passo para a pele perfeita, é controlar a temperatura do banho, que deve ficar por volta de 25° a 30° para não retirar a oleosidade natural da pele e deixá-la ressecada e desvitalizada. Uma dica para você acertar a temperatura: no banheiro fechado, o espelho deve embaçar ligeiramente. Se embaçar totalmente, a água estará entre 35 e 40° e, se o banheiro ficar uma sauna, a temperatura atinge 45, 50°, um perigo para a pele.
A hidratação depois do banho é outra atitude importante. Escolha produtos adequados ao seu tipo de pele. Se sua pele estiver ressecada, produtos com fórmulas ricas em uréia, ácido lático, óleos naturais, aquaporine e alpha hidroxiácidos recuperam a hidratação natural.
Preste atenção ao sabonete, que deve ser leve e hidratante, mesmo no verão.
A aplicação do filtro solar também deve ser diária, mesmo que você passe o dia inteiro no escritório. A vantagem é que, atualmente, muitas marcas fazem associação de protetores solares com substâncias antioxidantes e antienvelhecimento. Escolha um com FPS entre 20 e 30 para o dia-a-dia. Quando se expuser diretamente ao sol, opte por um mais potente, com FPS 45 ou 60.
Mais uma dica é a aplicação de ácidos leves, como glicólico, retinol (derivado da vitamina A) e retinaldeído. Eles são essenciais para a renovação celular e a produção de colágeno, o que garante firmeza e manutenção da textura, e também os suplementos de vitaminas C e E, licopeno, silício orgânico (exsynutriment), coenzima Q10, sempre sob supervisão médica. Eles ajudam a manter a hidratação da pele, estimulam a produção de colágeno e têm ação anti-radicais livres.
Os peelings químicos também podem ser úteis na busca por uma pele perfeita porque estimulam a renovação celular das camadas superficiais da pele e a produção de colágeno, eliminando manchas e linhas finas e deixando a pele macia e uniforme. Eles podem ser superficiais ou mais profundos, dependendo da necessidade da pele.
Se a sua pele for oleosa tome mais cuidado com a temperatura do banho e não utilize adstringentes, que na hora resolvem, mas, em longo prazo, ressecam demais a pele, deixando-a mais oleosa. Opte por sabonetes ricos em hamamélis ou ácido salicílico e utilize hidratantes que contenham ácido glicólico ou retinóico. Os peelings de cristal também são muito úteis, pois ajudam no fechamento dos poros e reduzem a produção de oleosidade. O uso de isotretinoína diminui a atividade da glândula sebácea e o recém lançado acnebiol, de uso tópico, reduz oleosidade e tem efeito secativo na acne.

Não podemos esquecer da alimentação, na busca por uma pele perfeita. Inclua mais fibras, que mantêm o trato intestinal em dia, e alimentos antioxidantes, como frutas e verduras, que tornam retardam o envelhecimento da pele. Evite o consumo de frituras e alimentos muito gordurosos e diminua a ingestão de café, álcool e sal. Dê preferência aos alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, as gorduras do bem, como cereais integrais, sementes, nozes, soja, óleos de linhaça, abóbora moranga, girassol, gergelim e açafrão e peixes oleosos, como sardinha e salmão.
Os grandes vilões da pele são os alimentos gordurosos, com conservantes e enlatados, que são ricos em radicais livres e que podem acelerar o envelhecimento cutâneo. Outro vilão é o açúcar que gera o processo de glicação, ou seja, transforma o colágeno, deixando-o mais enrijecido, facilitando o surgimento de rugas e linhas de expressão por causa da perda de flexibilidade da pele.
E não esqueça de beber muita água, que mantém a pele hidratada de dentro para fora e ajuda o organismo a eliminar toxinas. Consuma de seis a oito copos por dia e aumente a quantidade quando fizer atividades físicas e também no verão.
Escolha seus cosméticos

O primeiro passo é conhecer o seu tipo de pele, já que isso faz a escolha dos produtos mudar, conforme a tabela abaixo:

- Pele seca: a pele naturalmente seca ou as ressecadas precisam de muita hidratação. Escolha loções cremosas ou cremes, que hidratam mais;

- Pele mista: oleosa na zona T e seca no restante do rosto, a pele mista precisa de hidratantes que mantenham a hidratação, mas sem deixá-la oleosa. Prefira a texturas em gel creme, loções oil free ou sérum;

- Pele oleosa: mesmo elas precisam de hidratação, mas os produtos devem ser em gel ou sérum.
Procure marcas consagradas de produtos e pense numa consulta com um dermatologista que orientará um cosmecêutico, cosmético com comprovação científica e que tem função de tratamento.

Os cosméticos em geral não têm este compromisso, pois possuem princípios ativos em menor porcentagem. Além disso, preste atenção aos avisos que sua pele dá. Se ela apresentar irritações, sensibilidade ou até mesmo acne por obstrução dos poros, chamada de acne cosmética, troque o produto.

A maquiagem ajuda muito
Convenhamos, nenhuma atriz que se preze sai em fotos sem uma boa maquiagem, que esconda os mínimos defeitinhos da pele. A pele é o mais importante da maquiagem. Não adianta caprichar nos olhos e na boca, se a pele está cheia de marcas e manchas.
Na hora de escolher o tom da base e do pó, a dica é sempre experimentar no rosto. A pele da mão, onde as pessoas costumam experimentar, não tem a mesma tonalidade da pele do rosto e a base errada pode estragar completamente a maquiagem. Uma pessoa que tem pele amarelada, por exemplo, e usa uma base rosada fica com a pele acinzentada.
Se o problema da sua pele são as manchas, capriche na base, no corretivo e no pó, que já escondem tudo. Para as marcas de espinhas use um corretivo verde, que apaga o vermelho das marcas, e, em seguida, um corretivo no tom da pele, aplicando com leves batidinhas. Não arraste e evite aplicar com esponja, que retira o produto e acumula em alguns pontos. Normalmente o corretivo precisa ser reaplicado de tempos em tempos porque a pele o absorve muito facilmente. Para completar, um blush, que deixa o rosto com um ar mais saudável.

8 comentários:

juliane souza disse...

sempre quiz ter a pele dos meus sonhos,com essa mtéria pude perceber que isso não é impossivel.

Anônimo disse...

Muito bom o texto! São boas dicas para conseguir a pele de bebê :) Dizem que usar hipogloss também ajuda.

barbara souza disse...

ola,
meu nome é barbara souza
eu li tudo e adorei.mas gostaria
de saber como eu, e outras pessoas
podemos confiar nos cosmeticos
porque tem uns que fala que resolveo problema ,mas na verdade só pioram.E tbm tem alguns que não dão resultados.Como no meu caso!!!

Anônimo disse...

147meu nome e daiane
tenho muito problemas com mancha
na pele ja fis de tudo mais nada
resolve agora vou tentar faser o que diz materia pra ver o resultado por
que como todos os tipos de verduras
e legumes mais nao vejo resultados.

Anônimo disse...

Hipoglos com óleo de amendoas...clareia a pele, evita manchas, no mínimo 2 vezes na semana, dependendo do tipo de sua pele...
Para limpar: 1 vidro pequeno de leite de rosas + 1 vidro pequeno de óleo de amêdoas para o rosto + 1 vidro pequeno de alcool. Bater no liquidificador com uma metade de pepino. Deixar descansar 1 dia, coar e utilizar para limpeza diária... ótimo!!!

Josy (docinho) disse...

Como faco para clarear a aréa dos olhos/ gostei da materia vou seguir as recomendações.obrigada.

risiane rocha disse...

Adorei este depoimento pefeito pra quem procura a solução bjos risiane rocha

Anônimo disse...

Como faço para camuflar perfeitamente estrias?